Como encontrar emprego na Internet

Nos dias de hoje, encontrar emprego na Internet é uma tarefa complicada, tornando-se, muitas vezes, praticamente impossível, mesmo na Internet. Em toda a Europa, as taxas de desemprego estão em subida crescente e Portugal, infelizmente não é excepção. Os últimos resultados apontam para um total de 673.421 de desempregados inscritos no IEFP (instituto de emprego e formação profissional). E a tendência é para o número aumentar até se resolver a situação “crise”. Por isso, ser inteligente na procura de emprego significa saber quais são as melhores plataformas de procura. O centro de emprego deixou de ser a forma predileta de procura de trabalho, tal como já pouca gente utiliza o marcador e compra o jornal para escolher e assinalar anúncios. Por isso se ficou desempregado recentemente não desespere e aproveite a Internet para mais facilmente voltar ao ativo.

Os benefícios de procurar emprego na Internet

A opção recai, sobretudo, sobre as plataformas e as páginas que existem na Internet e que facilitam, a empregadores e pessoas que procuram emprego, o processo de contratação. São várias as vantagens que a Internet apresenta para a criação deste tipo de plataformas: primeiro, a publicação e a procura de ofertas é grátis (é o site de emprego que assume os custos). Além disso, a procura é assíncrona, pois procura-se quando se quer, aonde se quer.

Não existem limites para a publicação de ofertas e de procuras, o que torna o processo de procura de emprego mais vasto e provavelmente, mais fácil de concluir com sucesso. A maior parte das empresas prefere colocar as suas ofertas em plataformas na Internet pois sabe que, assim, se torna bem mais simples procurar candidatos para aquela colocação. A Internet apresenta ainda outra facilidade: se está à procura de emprego fora do país, esta é a melhor ferramenta para encontrar emprego, pois torna-se mais fácil aceder a plataformas online de emprego no estrangeiro do que deslocar-se fisicamente ao país onde deseja trabalhar. Outra das opções online é usar o Facebook para encontrar emprego.

Páginas governamentais para encontrar emprego na internet

Para encontrar o emprego adequado à sua experiência e à sua personalidade, deve saber quais são as plataformas e os sites mais conhecidos para conseguir trabalho. Seja insistente e procure todos os dias, pois estes sites são atualizados de hora em hora, apresentando, sempre, novas ofertas. O primeiro que deve consultar é o site do IEFP. Nesta plataforma encontra todas as ofertas publicadas no centro de emprego da sua localidade. O BEP (bolsa de emprego público) é outra plataforma gerida pelo estado que tem o objectivo de contratar técnicos e assistentes para profissões na função pública. Apesar das ofertas serem mais limitadas, abrangem várias carreiras e experiências para pessoas desde o quarto ano de escolaridade até a um doutorando em ciências sociais. A concorrência é, também, mais feroz.

Páginas não governamentais para encontrar emprego

Outros sites de domínio não governamental são conhecidos pelo seu sucesso na oferta de empregos. O net-empregos é um dos mais conhecidos, tal como o emprego.pt, o ocasião (jornal de classificados) e o carga de trabalhos, que apresenta ofertas de emprego para a área da comunicação e do design. Alguns jornais e empresas conhecidas contam também com plataformas online de procura de emprego.

O Sapo emprego e o Expresso emprego são duas das plataformas conhecidas, onde mais gente procura e encontra trabalho através da Internet E você encontrou emprego na Internet em outra página de emprego que não esteja listada? Deixe a sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *