Como escolher a melhor proposta de emprego

Com o encerramento do mercado de trabalho as proposta de emprego para novas entradas e a conjuntura econômica atual, torna-se muito difícil encontrar o emprego que desejamos.

Por vezes, podemos até riscar o “desejamos”, pois, para muitas pessoas, encontrar emprego nos dias de hoje é, simplesmente, uma tarefa quase impossível. Mas algumas situações fogem à regra, e algumas pessoas por diversos fatores conseguem propostas de trabalho para o emprego que desejavam. E por vezes, recebem até mais do que uma proposta.

Saber escolher um emprego entre várias opções pode tornar-se tão difícil como procurar emprego na situação atual. Analisar os prós e os contras de cada oferta e estabelecer uma lista com as suas prioridades e os seus desejos em relação ao emprego que pretende são as decisões mais acertadas para escolher a melhor proposta de trabalho.

Definir prioridades para escolher a melhor proposta de emprego

O método é relativamente simples, mas ajudará e permitirá uma maior reflexão sobre todas as propostas de trabalho. Pegue numa folha de papel e escreva quais os pontos a que deve ter maior atenção nesta escolha. O salário e as compensações são, sem sombra de dúvida, um dos pontos mais importantes a atentar. Verifique qual a empresa que paga um melhor ordenado e que assume diferentes tipos de compensações, como incentivos subsídios e bónus e prémios de desempenho.

Outros pontos a ter em conta, conjuntamente, são o horário de trabalho e as deslocações feitas. Verifique quanto tempo demora a chegar ao possível local de trabalho e relacione o tempo com o custo que irá ter. Pondere também sobre o horário de trabalho , tendo sempre em conta a forma como poderá afectar a sua vida afectiva, familiar e social. Verifique também o número de folgas e de dias de férias que cada empresa disponibiliza. Não parece ser um ponto de decisão muito relevante, mas pode fazer a diferença na escolha que você irá tomar.

Outros benefícios que pesam na escolha do melhor emprego

Algumas empresas oferecem benefícios de comodidade aos seus trabalhadores. Infantário, apoio psicológico, sala de estar, parque de estacionamento e atividades lúdicas são alguns dos pontos que podem elucidá-lo a escolher determinada oferta. Deve ainda verificar qual é o ambiente de trabalho que existe naquela empresa. Veja primeiro se os seus colegas de trabalho são simpáticos e acessíveis e não proporcionam um mau ambiente. Intrigas são inevitáveis, mas escolher um local onde o ambiente seja calmo e tranquilo pode definir a escolha certa para si. Ainda assim, deve também ter em conta qual é a reputação e conotação da empresa no mercado.

Avaliar as qualidades da empresa para facilitar a escolha

Uma empresa reconhecida pela sua funcionalidade, pela sua organização e pelo seu desempenho é meio caminho andando para criar o bom ambiente que cada trabalhador necessita. Além disso, uma empresa reconhecida no seu currículo pode constituir uma melhor oportunidade no exterior, caso um dia volte a procurar emprego. Esteja ainda atento às possibilidades de progressão na carreira dentro da empresa. A possibilidade de promoção é um fator sempre importante para um trabalhador que quer ascender.

Com todas estas propostas na mesa, avalie qual a empresa que tem, dentro destes factores, os pontos mais positivos, e prepare-se para uma nova aposta no mercado de trabalho. Depois de seguir os passos indicado em cima verá que não é assim tão difícil saber escolher a melhor proposta de emprego. Mas se no seu caso ainda está na fase de entrevistas, talvez seja melhor começar por perceber o que desejam os recrutadores nos dias de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *