Como usar o Facebook para encontrar emprego

É possível usar o Facebook para encontrar emprego você sabia disso? Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. É esta a definição que pode ser atribuída ao uso da internet e das redes sociais para atividades que antes desempenhávamos através de outras formas.

Uma dessas atividades é procurar emprego. O estilo e a forma como se procura emprego mudou completamente, forçando, assim, qualquer pessoa que queria trabalho a reformular-se e a adequar-se a essas novas mudanças.

Se antes os anúncios de emprego colocados nos jornais eram a única plataforma formalizada para este acontecimento, hoje todos esses anúncios migraram para a internet. Lá, encontramos propostas para empregos de todos os tipos, em diferentes locais do mundo. Não é à toa que se afirma que a Internet é um meio para todos os fins e no que toca ao emprego, você pode procurar emprego na Internet ou acrescentar ofertas a sites, de forma rápida e eficaz.

Usar as redes sociais para encontrar emprego

Para além das conhecidas plataformas de emprego, como os sites de oferta e procura, as redes sociais têm-se afirmado como uma boa forma de encontrar trabalho. Algumas empresas procuram candidatos através de redes como o Twitter e o Facebook e outras tentam procurar informações nos perfis dos candidatos. Por isso, se está à procura de emprego, apresentar o seu perfil na rede social Facebook como cartão de visita pode ser uma boa solução. Estabeleça uma estratégia e faça da sua página de Facebook uma página menos pessoal e mais profissional. Para o fazer, existem várias dicas que deve seguir atentamente. Primeiro, elimine tudo aquilo que lhe é mais pessoal e íntimo do Facebook.

Como usar o Facebook para encontrar emprego, as mudanças no seu perfil

Fotos de bebedeiras ou brincadeiras mais atrevidas, comentários mais abusivos por parte dos amigos e jogos, como o “Farmville” ou “Cityville”, devem desaparecer completamente do seu Facebook. Se quer continuar a poder fazê-lo e a ter um facebook mais pessoal, então crie um perfil alternativo para mostrar aos seus recrutadores. Isso traduz-se também numa transformação completa dos parâmetros que são colocados nas informações sobre si. Pode aproveitar e transformar a sua página num currículo digital. Se quiser fazer algo mais sério, pode seguir o exemplo de um designer italiano, Claudio Nader, que criou banners com informações sobre o que faz e o que pretende no emprego, na foto de perfil e de capa.

Coloque no seu perfil do Facebook informações profissionais

Nesta rede social é também possível apresentar todas as experiências profissionais que teve ao longo da sua vida. Por mais mínima que tenha sido essa experiência, coloque na sua página, pois será, com certeza, considerada. Coloque, também, toda a formação obtida até então. Pode ainda, nesse campo, todas as aulas que teve durante o seu tempo de faculdade. Por vezes, a informação de que teve aquela disciplina, pode ser uma mais-valia para si.

As palavras não bastam, coloque fotos e vídeos das suas ações

Deve ainda incluir o trabalho de voluntariado, mostrando-se participante e ativo. Não diga apenas que o faz: coloque fotos e vídeos das ações em que costuma participar. Finalmente, deve ser ativo e colocar conteúdos no Facebook, regularmente. Partilhe e comente artigos, vídeos e notícias, sempre com uma linguagem cuidada e atenta, evitando ao máximo dizer disparates. Mostrar a sua opinião significa mostrar um pouco de si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *