Entrevista de emprego, na mente do recrutador

O mercado de trabalho atravessa um momento delicado por está razão é ideal estar preparado para a Entrevista de emprego quando for chamado, seja devido à tão falada crise ou a reajustamentos normais originados pelo desenvolvimento e aparecimento de novas tecnologias. Por todos esses factores o mercado de trabalho tornou-se bastante mais competitivo e superar a concorrência para obter aquele desejado posto de trabalho é cada vez mais difícil.

Estar preparado para a sua entrevista de emprego passa também por conhecer um pouco o que vai na mente do recrutador, ou do departamento de recursos humanos na empresa que deseja ocupar a vaga disponível. Por vezes não basta um curriculum perfeito, respostas adequadas e postura cuidada é necessário um pouco mais para estar à frente da sua “concorrência”. Neste artigo irei dar-lhe algumas dicas preciosas que podem fazer toda a diferença.

10 segundos de leitura vai fazer você se sentir mais segura na Entrevista de emprego

Esse é o tempo que é gasto em média para ler o seu curriculum pelos recrutadores, tendo isto em conta, faça uma revisão ao seu curriculum e retire tudo o que não seja essencial. Utilize o seu curriculum para se promover, com feitos e conquistas que sejam relevantes para o posto que está a concorrer. Escreva o curriculum de forma clara e objectiva sem grandes “palavrões”, mas de forma a cativar o recrutador.

Assuma-se como especialista
Por norma as empresas procuram pessoas que sejam especialistas numa determinada área, que já tenham experiência de trabalho na especialidade desejada. Crie a sua marca pessoal, defina as suas competências e pontos fortes sempre relacionados com as especificações necessárias para o cargo que pretende ocupar na empresa.

A forma como diz é tão importante como aquilo que tem para dizer
As suas capacidades de comunicação podem fazer a diferença entre conseguir ou não o emprego que deseja. É tão importante para a sua apresentação a forma como diz como tudo o que tenha para dizer. Dedique algum tempo para treinar perante um amigo ou familiar a sua apresentação, no final certifique-se que a sua apresentação foi cativante, positiva e bem temperada em energia e paixão.

Seja autêntico e honesto
Durante a sua entrevista de emprego seja sempre autêntico e honesto, por norma os recrutadores estão bastante preparados para detectar todo o tipo de “tretas”. Acredite, um recrutador experimentado já ouviu todo o tipo de “tretas” que possa imaginar, portanto cinja-se à verdade sem grandes artifícios. Promova-se mas não caia no ridículo.

Utilize as redes sociais e a Internet com inteligência para se promover

Por norma os recrutadores estão atentos às redes sociais e aos blogues pessoais, tendo isto em conta não será demais alertar para utilizar as mesmas com o devido cuidado, não irá ser benéfico para si passar a imagem errada. Mantenha publico o que pode realmente ser publico sem prejudicar a sua imagem. Mas pode ir muito mais longe e aproveitar estes meios de comunicação para passar a imagem adequada e posicionar-se como especialista na área que deseja obter emprego.

Lembre-se de preparar cuidadosamente as suas entrevistas de emprego, mantenha uma postura positiva e um aspecto cuidado. Não cometa o erro de fazer um mau julgamento do recrutador, pode ser apenas uma estratégia para testar a sua reação.

Recolha informações sobre a empresa que quer obter emprego, na entrevista os mais pequenos detalhes podem fazer a diferença entre o lugar ser seu ou de alguém melhor preparado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *